Comprar uma moto usada é um mau negócio? Nem sempre! Além do estilo, uma moto old school garante muita economia. É vento no rosto e dinheiro no bolso! Para quem está pensando em adquirir uma velhota, aí vão uns bons motivos para investir.

1. É mais barato para manter

Ao comparar os custos de manutenção de motos novas com antigas, as diferenças são grandes. Não é difícil de entender! Basta ter em mente que as motos novas possuem muitas peças adicionais que precisam de manutenção, inspeção, lubrificação e substituição conforme o tempo de uso. Essas trocas e cuidados não são necessários quando se trata das motos mais velhas.

Se você está pensando em comprar uma moto usada dos anos 70, por exemplo, você nunca terá que se preocupar com a troca do seu sensor ABS ou do sensor de suporte lateral.

2. Reparos mais econômicos

Além da manutenção, os custos com a reparação costumam ser menores em uma boa moto usada. Motos novas contam com radiadores e injeção de combustível, em vez das tradicionais aletas de ar para resfriamento e carburadores. No caso dos carburadores, eles são particularmente baratos para reparar ou modificar, especialmente quando comparados aos injetores de combustível das motos novas.

[Descubra mais sobre as diferenças na refrigeração dos motores]

Muitos motociclistas farão este trabalho sozinhos. Não é preciso ser um mecânico experiente em carburadores. Porém, quando se trata da tecnologia de injeção de combustível, ferramentas, programas especiais e, claro, um bom mecânico, são necessários.

3. Menos depreciação

Comprar uma moto usada sempre é um risco financeiro. Afinal, uma moto que está parada há tempos pode exigir um investimento modesto na compra, mas uma boa grana para que volte a funcionar.

Porém, ao comprar uma moto usada existe uma vantagem! Ao contrário das motos novas, a depreciação do veículo é bem menor. Todo veículo que sai da concessionária perde valor. Com as motos isso não é diferente. Logo, se você consegue comprar uma moto usada em boas condições de uso, o negócio pode ser bem mais vantajoso do que uma moto novinha em folha.

4. Estilo ‘Old School’

Convenhamos: uma moto usada pode ter lá o seu estilo! Diferentemente de uma moto nova, comprar uma moto usada oferece ao motociclista um estilo único. Motos universais japonesas (UJMs), bobbers, choppers e cafe racer, por exemplo, são ainda mais estilosas quando velhas.

A verdade é que qualquer pessoa pode ir a uma concessionária e comprar uma moto nova. Porém, uma moto antiga e usada costuma ser singular. Comprar uma moto clássica velha em boas condições é um achado. Motociclistas que conseguem garimpar umas velhotas decentes por aí, acabam chamando a atenção e gerando admiração de todos os motociclistas ao redor.

5. Custam 5x menos do que um novo modelo

Por muito menos do que você investiria numa clássica “repaginada”, você consegue comprar os originais que inspiraram as versões modernas dessas motos. Claro, a tecnologia e os componentes não estarão à altura da atual geração, mas as motos antigas usadas vêm por uma fração do custo com uma boa ergonomia e um belo design.

Antes de comprar uma moto usada

Na hora de comprar uma moto usada, muitas coisas devem ser avaliadas e é sempre importante levar alguém consigo que entenda de mecânica para avaliar. Porém, nem sempre uma motoca velha significa um mau negócio. Muitas vezes, ela pode surpreender e trazer muita alegria para quem é apaixonado pela vida em duas rodas!

Gostou de saber mais sobre comprar uma moto usada? Quer conhecer produtos exclusivos, que traduzem o amor pela liberdade e motos? Clique aqui! os para quem adora motos!

(conteúdo traduzido e adaptado de yourmotorcycle.com)

Photo by Jorgen Hendriksen on Unsplash

0