Nada mais de sair por aí de rolê, agora é hora de ficar trancafiado em casa, assistindo um bom filme e esperando a pandemia de coronavírus passar. Como a gente sabe que motociclista não aguenta ficar muito tempo sem pensar em moto, separamos 22 filmes só sobre motos pra você se inspirar no período de quarentena, saca só.

Desde o início dos anos 50, as pessoas pensam nos filmes de moto como histórias loucas para quem procura emoções. Eles acabaram por se tornar um gênero em si e sua existência foi importante para o espírito da época, sem dúvida. No entanto, existe uma variedade de filmes sobre motos que vão além das ficções pulp dos anos 60 e 70. De documentários a animes, as motocicletas desempenharam papéis importantes em uma extensa e eclética filmografia.

Confira nossa lista dos 22 melhores filmes sobre motos de todos os tempos:

1. Sem Destino (Easy Rider)

Não é sempre que podemos chamar um filme de “filme de sua geração”, mas é facilmente possível argumentar isso sobre o Easy Rider. O filme dirigido por Dennis Hopper segue Peter Fonda e Hopper (Wyatt e Billy) enquanto atravessam o sul dos Estados Unidos, descobrindo a face cruel que a sociedade pode mostrar para aqueles que divergem da sua opinião de normas sociais. O filme é uma das obras de arte mais importantes para entender como era lidar com as dificuldades da década de 1960 nos EUA. Também tem uma trilha sonora muito foda.

Ano: 1969 / Duração: 1h 35min / IMDB: 7.4

2. Diários de Motocicleta (The Motorcycle Diaries)

Em 1952, Ernesto Guevara de la Serna era um estudante de medicina de 23 anos. Juntamente com seu amigo Alberto Granado, interpretado por Rodrigo De la Serna, Ernesto “Che” Guevara partiu em uma viagem para ver a América Latina em sua autenticidade crua. Dirigido por Walter Salles, este belo filme de 2004 retrata a jornada que os dois homens empreenderam com uma monocilíndrica Norton 500 de 1939. Gael García Bernal apresenta uma performance espetacular como o revolucionário em ascensão que experimenta uma revelação profunda ao ver uma vislumbre da vasta desigualdade em sua terra natal.


Ano: 2004 / Duração: 2h 6min / IMDB: 7.8

3. O Selvagem (The Wild One)

Em 1953, a cultura biker ainda não era conhecida pela estética do jeans surrado e jaqueta de couro. A subcultura pouquíssimo divulgada. O papel de Marlon Brando em The Wild One mudou tudo isso. Sem esse lendário filme, a cultura motociclista poderia nunca ter se tornado tão popular. O filme, dirigido por László Benedek, e seu personagem principal, Johnny Strabler – interpretado por Brando – gerou a cultura do motorcycle rockabilly, das roupas em couro, e “estilo Hell’s Angels” que florescera pelos próximos 50 anos.

Ano: 1953 / Duração: 1h 19min / IMDB: 6.9

4. Um Domingo Sobre Moto (On Any Sunday)

On Any Sunday foi um dos primeiros documentários sobre motos já criados. Estreando em 1971, o filme dirigido por Bruce Brown recebeu muita atenção e recebeu o Oscar de Melhor Documentário. O filme apresentou várias lendas do motociclismo, incluindo Mert Lawwill, Malcolm Smith, Paul Carruthers e Steve McQueen, que acabou ajudando a financiar o filme.

Ano: 1971 / Duração: 1h 36min / IMDB: 7.9

5. Why We Ride

O que nos leva a andar de moto? O que faz um piloto querer competir? O que faz uma pessoa querer levar sua máquina ao limite? Why We Ride é um documentário em busca da “paixão dos motociclistas e da alma de suas máquinas”. O filme de 2013 é dirigido por Bryan H. Carroll. Seu objetivo? Descobrir e destilar parte do motivo de estar em uma motocicleta significa tanto para nós.

Ano 2013 / Duração: 1h 29min / IMDB: 7.6

6. Fugindo do Inferno (The Great Escape)

Não se poderia fazer uma lista dos melhores filmes de motocicletas sem envolver o cara mais cool da história, Steve McQueen. De fato, é difícil falar sobre qualquer coisa que tenha a ver com motociclismo e atitude onde o motociclista/ator (e não o contrário) não domine a lista. The Great Escape é uma escolha sólida para representar sua impressionante filmografia. O filme clássico dirigido por John Sturgess segue McQueen e um grupo de prisioneiros de guerra quando eles fogem de um campo supostamente “à prova de fuga”. É um ótimo filme e também tem uma das melhores cenas de perseguição da história do cinema.

Ano: 1963 / Duração: 2h 52min / IMDB: 8.2

7. Uma Semana (One Week)

Uma viagem de moto é inerentemente meditativa. One Week aborda a natureza altamente contemplativa de uma viagem em duas rodas, enquanto segue Ben Tyler (interpretado por Joshua Jackson) em sua viagem de Toronto para Tofino, na Colúmbia Britânica, buscando significado para uma vida que caiu no caos. O filme é dirigido por Michael McGowan.

Ano: 2008 / Duração: 1h 34min / IMDB: 7.1

8. Desafiando os Limites (The World’s Fastest Indian)

O filme de 2005 é baseado em uma história verdadeira e narra a vida de Burt Munro, um lendário neozelandês que quebrou vários recordes de velocidade em terra em cima de sua Indian Scout altamente modificada. Dirigido por Roger Donaldson, o filme é estrelado por Anthony Hopkins como Munro, que quebrou recordes de velocidade em motocicletas com motores de menos de 1.000cc em Bonneville, Utah, nos anos 50 e 60.


Ano: 2005  / Duração: 2h 7min  IMDB: 7.8

9. Being Evel

Outro recordista, Evel Knievel é um ícone americano – e não apenas porque seu macacão lembrava o emblema dos Estados Unidos. Ao procurar a palavra “temerário” no dicionário, você encontrará a foto de Knievel. Neste documentário de 2015 dirigido por Daniel Junge, narrado por Johnny Knoxville, estrela de Jackass, a vida fascinante e às vezes inacreditável de Knievel é contada, desde o seu humilde começo em Butte, Montana, até suas acrobacias desafiadoras em todo o mundo.

Ano: 2015 / Duração: 1h 39min / IMDB: 7.1

10. 12 O’Clock Boys

No centro da cidade de Baltimore, Maryland, existe outro tipo de motociclismo, bem distante da cultura do couro e da barba. O documentário de 2013, dirigido por Lofty Nathan, acompanha os bikers urbanos que empinam e fazem barulho por toda a cidade em suas dirt-bikes. O filme enfoca o motivo pelo qual os jovens garotos desejam se juntar aos 12 O’Clock Boys como uma maneira de escapar de seus problemas em um ambiente muitas vezes difícil.

Ano 2013 / Duração: 1h 16min / IMDB: 6.3

11. Somewhere Else Tomorrow

Issa Breibish estava cansado de tentar economizar para a jornada épica de moto que ele sempre havia imaginado. Ao invés disso, ele decidiu simplesmente seguir em frente e viver do dinheiro que ganhasse ao longo do caminho. O resultado é um documentário quase filosófico e bonito, dirigido por Daniel Rintz, que segue Issa enquanto ele tenta rodar o globo com trocados. Uma viagem envolvente, onde o passageiro é o espectador.

Ano: 2014 / Duração: 1h 47min / IMDB: 7.5

12. Riding Solo to the Top of the World

Riding Solo To The Top Of The World é um documentário de 2006, dirigido por Gaurav Jani, sobre uma jornada em direção à uma autodescoberta. Ele segue Jani enquanto ele viaja de Mumbai, um dos lugares mais populosos do mundo, para um dos lugares mais remotos, o planalto de Changthang, em Ladakh. A paisagem incrivelmente árida e de alta altitude é o lugar perfeito para a contemplação sobre si.


Ano: 2006 / Duração: 1h 34min / IMDB: 8.2

13. Akira

O lendário anime de 1988 Akira pode frequentemente ser colocado nas categorias de gênero de ficção científica ou anime. Mas no fundo, é um filme de motociclista. Dirigido por Katsuhiro Otomo, o filme segue a história de Shōtarō Kaneda, líder de uma gangue de motoqueiros no “futuro distante” de 2019. Após um acidente de moto, o amigo de Shōtarō, Tetsuo, adquire habilidades telecinéticas, desencadeando um conflito com o regime militar no poder.

Ano: 1988 / Duração: 2h 4min / IMDB: 8.1

14. O Lugar Onde Tudo Termina (Place Beyond The Pines)

Place Beyond The Pines é um filme de duas metades. A primeira segue Handsome Luke (Ryan Gosling), um motociclista cheio de tattoos que tenta fazer o certo quando descobre que tem um filho. Como ele faz? Roubando bancos por toda a cidade e empreendendo fuga em sua moto. O filme sai dos trilhos – não de uma maneira ruim – e nos leva a uma jornada repleta de reviravoltas. Derek Cianfrance é o diretor dessa história sombria e emocionante.

Ano: 2012 / Duração: 2h 20min / IMDB: 7.3

15. TT3D: Closer to the Edge

Muitos consideram o Troféu Turístico da Ilha de Man a maior corrida de motocicletas do mundo. Para alguns, é uma paixão e, para outros, uma obsessão. Do diretor Richard De Aragues, vem uma investigação em 3D sobre por que os pilotos arriscam suas vidas nessa corrida, que já viu 147 mortes em mais de 100 anos de existência.

Ano: 2011 / Duração: 1h 44min / IMDB: 8.0

16. Em Duas Rodas com Ewan McGregor (Long Way Round)

Em 2004, os atores e amigos Ewan McGregor e Charley Boorman decidiram fazer uma viagem de Londres até Nova York, atravessando Europa e Ásia, a bordo de duas BMW R1150GS. A viagem toda percorre uma distância total de mais de 30.000km. Em cima das suas big trails, os dois transitam por: Europa Central e Ocidental, Ucrânia, Rússia Ocidental, Cazaquistão, Mongólia, Sibéria, Canadá e muito mais, encontrando todos tipos de aventuras selvagens. O programa foi exibido na BBC por uma temporada.

Ano: 2005 / Duração: 1 Temporada (6 h 40min) / IMDB: 8.7

17. Hitting the Apex

“As corridas de motos de Grand Prix são o processo de transformar o fogo em velocidade. A combustão entre gasolina e ar no motor e o fogo no coração de um motociclista disposto a arriscar tudo … para vencer.” É o que diz o narrador Brad Pitt, no início do documentário de 2015 do escritor e diretor Mark Neale. Hitting The Apex acompanha as histórias de seis pilotos ousados enquanto se aventuram no esporte selvagem e perigoso que é a corrida de moto.

Ano: 2015 / Duração: 2h 18min / IMDB: 8.4

18. Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road)

Mad Max: Fury Road não é exatamente um filme de moto por gênero. O filme traz veículos bizarros e pós apocalíticos de todos os tipos, carros, motos e caminhões monstruosos e gigantescos. Mas o sucesso de público dirigido por George Miller também possui algumas das mais loucas motos construídas para o cinema e, por isso, fez-se presente em nossa lista. Várias customizações impressionantes foram inspiradas por este filme insano.

Ano: 2015 / Duração: 2h / IMDB: 8.1

19. Os Profetas do Asfalto (Roadside Prophets)

Este filme insano dos anos 90 pode não ter a mesma influência que alguns dos outros filmes desta lista, mas é um clássico por si só. Dirigido por Abbe Wool, o filme acompanha Joe Moseley (interpretado por John Doe) enquanto ele roda pelo deserto em sua Harley, a fim de espalhar as cinzas de seu colega de trabalho.

Ano: 1992 / Duração: 1h 36min / IMDB: 6.5

20. Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo)

Uma jovem, membro de uma família importante foi sequestrada e o jornalista Mikael Blomkvist (interpretada por Daniel Craig) é contratado para investigar o caso. Juntamente com o enigmático Lisbeth Salander, Blomkvist descobre mais do que esperava e o resultado é emocionante. Uma das melhores obras de David Fincher, The Girl with the Dragon Tattoo é imprevisível e alucinante.

Ano: 2011 / Duração: 2h 38min / IMDB: 7.8

21. 21 Days under the Sky

21 Days Under the Sky é um poético filme/documentário sobre uma viagem de quatro caras de São Francisco na Califórnia até Nova York pilotando suas choppers vintage. Foram pouco mais de 6 mil quilômetros percorridos, tendo como principal rota a Lincoln Highway – a estrada mais antiga que liga uma costa à outra dos Estados Unidos.

A jornada é menos sobre como chegar a qualquer lugar e mais sobre voltar para onde as coisas começaram; Sobre as vastas paisagens americanas; as pessoas orgulhosas que encontram pelo caminho; e as pequenas cidades em que repousam. É um olhar contemporâneo do Sonho Americano e as desventuras de uma viagem de moto sem um plano muito bem definido.

O filme foi produzido pela Dice Magazine, dirigido e filmado pelo fotógrafo Michael Schmidt, narração escrita pela poetisa e jornalista Kate O’Connor Morris com a voz de Robert Patrick, sem contar com uma belíssima trilha sonora, criando o clima perfeito pra uma viagem de moto.

Ano: 2016 / Duração: 1h 10min / IMDB: 6.7

22. Hell Ride

A estrela veterana do gênero, Larry Bishop (filho do famoso Rat Packer Joey Bishop), dirige e protagoniza esse conto de vingança sobre uma gangue de motoqueiros que se une para vingar o assassinato violento de um membro de uma gangue. O filme é uma homenagem a outros filmes clássicos de motoqueiros como Chrome, Hot Leather e Angel Unchained.

Hell Ride foi concebida quando o diretor Bishop foi convidado à casa de Quentin Tarantino (que apresenta o filme) para ver uma cópia de The Savage Seven. Ao perceber que não havia um filme de motociclista de verdade em anos, o par rapidamente contatou Bob Weinstein para juntos produziresya obra que compensaria o tempo perdido.

Ano: 2008 / Duração: 1h 24min / IMDB: 5.1

Inspirado por: HICONSUMPTION e Viagem de Moto

4

4 comentarios en “MOTOCINEMA: 22 filmes de moto para assistir na quarentena

  1. Rafael Hace 7 meses

    Como pode esquecer de Road to Paloma???

    1. nader Hace 7 meses

      Nunca vi este, mas vou pesquisar e obrigado pela dica!

  2. EDISON JOSE MUNHOS Hace 7 meses

    Acho que Motoqueiros Selvagens deveria entrar na lista

    1. nader Hace 7 meses

      Pois é, foram várias sugestões que dá até para fazer uma nova lista. Obrigado!