Por Eliana Malizia. Uebaaaaa, vambora começar se programar para as próximas viagens? Então confira as dicas e roteiros para quando for seguro voltar a viajar pelo país, pensando no fim da pandemia da COVID-19.

Torcendo pelo fim da pandemia do novo coronavírus, e já pensando no momento em que será possível rodar com sua Harley-Davidson sem preocupações, nada melhor que pegar a estrada e curtir cada momento de liberdade com seu amor, na garupa ou pilotando. Vale lembrar que o momento é de cautela, e o planejamento para viagens futuras deve ser realizado com muito critério, sempre com foco na segurança, com utilização de máscaras de proteção, e na higienização das mãos (com álcool em gel), capacetes e até mesmo da motocicleta.

Com isso em mente, a Harley-Davidson do Brasil sugere “rotas românticas” para os motociclistas apaixonados curtirem não apenas no mês de junho, conhecido como mês dos namorados no Brasil, além de ser o início do inverno (20/06) por aqui, mas também guardarem estes roteiros e dicas para quando for possível viajar novamente com segurança.

Sabrina Schuster / Divulgação.

ROTA ROMÂNTICA (Rio Grande do Sul)

Passando por uma das maiores estradas do Brasil, o trecho da BR-116 que liga Porto Alegre a Nova Petrópolis tem paisagens muito encantadoras e bucólicas. Chamado de Via-Serrana, o destino está incluso na Rota Romântica da Serra Gaúcha, que passa por algumas pequenas cidades como Picada Café, Morro Reuter, Canela, Gramado e Novo Hamburgo (a rota passa por 14 municípios no total: Nova Petrópolis, Picada Café, Linha Nova, Presidente Lucena, Ivoti, Estância Velha, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Gramado, Canela e São Francisco de Paula).

Viagemdemoto.com / Divulgação.

ESTRADA REAL (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro)

A Estrada Real é considerada uma das maiores rotas turísticas do Brasil. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Pode-se dizer que ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. A sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real. Existem quatro caminhos: Caminho Velho (também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty), Caminho Novo (criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio), Caminho dos Diamantes (o caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina) e o Caminho Sabarabuçu (Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular.) Saindo de Ouro Preto, é possível ir até Paraty, no Rio de Janeiro, passando por Barbacena, Juiz de Fora e Petrópolis, só observando a natureza.

Revistamodal.com.br / Divulgação.

ROTA DO SOL (Rio Grande do Norte)

Para os motociclistas que viajam pelo Nordeste, a dica é pegar a RN-063, que vai da praia de Ponta Negra, ao sul de Natal (RN), até a praia da Pipa, uma das mais bonitas da capital. O trecho inclui a faixa litorânea de Cotovelo, Pirangi (onde fica o maior cajueiro do mundo), Búzios, Tabatinga, Camurupim e Barreta. Mas atenção: é preciso ficar atento aos trechos de estrada mais estreita e também aos animais que cruzam a pista.

Caio Mattos / Divulgação.

ROTA DOS BANDEIRANTES (São Paulo)

Nesta sugestão, serão percorridos cerca de 180 quilômetros, passando por oito cidades paulistas: Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê. Essa região teve grande importância para o desenvolvimento do Estado de São Paulo e cada uma das cidades possui atrativos que contam parte da história local. As cidades da Rota dos Bandeirantes fazem parte de um polo de referência histórico-cultural para todo o Brasil. Saber quem foi Anhanguera e o Caçador de Esmeraldas, são apenas dois exemplos mais famosos do que surgiu nesse caminho. Se você se interessa por história e quer ter uma ideia do que foi desbravar essas terras séculos atrás, esse roteiro é altamente indicado.

Viagensecaminhos.com / Divulgação.

RIO-SANTOS (Rio de Janeiro e São Paulo)

Para quem curte praias, o litoral Norte paulista é conhecido por reunir belas praias de São Paulo e um dos trajetos para se chegar até elas é pela BR-101, que chega até Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Totalizando 457 km de extensão, percorre várias praias até chegar ao destino final: Santos, Guarujá, Boraceia, Jureia, Juquehy, Maresias, Ubatuba e Ilhabela. Rodeada de verde, conta com trechos retos e sinuosos ao longo do caminho, altos e baixos aos pés de morros, de onde é possível avistar o mar vez ou outra quando o céu está limpo.

Essas são apenas algumas das rotas que a Harley-Davidson do Brasil sugere para os motociclistas aproveitarem o amor por seus pares, pelas estradas e por suas motocicletas. O importante é que os motociclistas, homens e mulheres, aumentem a quilometragem de suas máquinas e adquiram novas experiências e histórias ao lado de quem realmente importa.

A segurança na pilotagem deve ser sempre a principal preocupação de todo motociclista e é um tema abordado com bastante frequência pela Harley-Davidson do Brasil, visando garantir sempre uma experiência única e completa com a marca. É sempre fundamental preparar o roteiro da viagem com atenção redobrada, além de utilizar as vestimentas apropriadas para a pilotagem, dois aspectos importantes e que garantem o sucesso de uma aventura, além da manutenção adequada da motocicleta e um kit básico para qualquer emergência técnica.

Via Acelerada.com.br .

0