Cuidar da manutenção da moto é uma tarefa árdua para muitos. A falta de tempo para se dedicar a esta paixão e a dificuldade em encontrar alguém capacitado para deixar sua moto com todos os detalhes de conservação em dia são preocupações constantes para vários motociclistas.
Identificou-se com o que acabou de ler e quer aprender mais? Então vamos te ajudar a cuidar ainda melhor da sua moto! Confira no nosso artigo os principais erros de manutenção que os motociclistas cometem, saiba como fugir deles e aumentar a durabilidade da sua moto!
1. Esquecer-se dos freios
Parece uma dica muito óbvia, mas a verdade é que muitos motociclistas simplesmente se esquecem de observar e trocar este item tão importante da moto, que salva vidas. Não deixe o material do freio ficar muito fino, a ponto de tocar no disco da roda e danificá-la.
2. Carregar muito peso
Levar peso em excesso pode trazer prejuízos à suspensão e amortecedores da moto. Sem falar na hora de dirigir, em que a frenagem pode ficar comprometida. De preferência, faça duas viagens. Economizar no combustível, nesse caso, pode sair mais caro.
3. Ignorar o óleo da moto
Os óleos utilizados em motos são mais exigidos do que os colocados em carros, uma vez que, em alguns motores, eles têm a função de lubrificar e refrigerar. Portanto, não troque o óleo apenas no tempo especificado pelas montadoras. Ficar de olho no nível do óleo neste meio termo é fundamental.
4. Descansar a mão na embreagem
É igual descansar o pé no pedal da embreagem do carro. Ficar apertando, sem necessidade, a embreagem pode danificar, em médio prazo, o mecanismo. Na hora de parar no semáforo também é indicado colocar a moto em ponto morto.
5. Deixar os pneus murchos
Mais um detalhe que deveria estar no bê-á-bá de todo bom motociclista. A calibragem dos pneus deve ser feito de forma frequente e de acordo com as especificações da montadora. Cada pneu e cada marca tem uma própria. Confira no manual da sua moto.
6. Não se atentar aos amortecedores
Não importa se você anda em estradas em boas condições: uma hora ou outra você terá que trocar o amortecedor, visto que ele não é eterno. Não fazer a troca pode trincar e quebrar alguns componentes da moto. Fique atento a sua suspensão e aos barulhos que podem surgir nos amortecedores.
7. Deixar na banguela
Mais um caso em que o barato pode sair caro. Desligar o motor em descida para economizar combustível pode danificar outras partes da moto. Isso porque, mesmo com o motor desligado, as engrenagens não param de funcionar e a lubrificação fica comprometida já que o motor está desligado. Não compensa utilizar esta prática.
8. Não se atentar a corrente
A corrente deve estar lubrificada e bem ajustada aos discos. Ela também não é eterna, mas a durabilidade deste material pode ser bem prolongada, caso você faça uma boa manutenção.
9. Abastecer em locais impróprios
De novo: economizar R$ 0,20 por litro para colocar uma gasolina de procedência duvidosa é inaceitável. Combustível batizado danifica várias partes da sua moto e, mais uma vez, o barato de agora sairá muito caro depois.
Pesquisar bons preços é uma coisa. Escolher materiais de qualidade inferior comprovada, que podem diminuir a vida útil da sua moto, é outra. Com a grana apertada, comparar preços é fundamental, mas é importante saber se o material escolhido atenderá suas expectativas.
E aí? Gostou das nossas dicas? Já ficou na mão por não ter analisado algum tópico acima? Deixe um comentário e compartilhe suas experiências!
Boas dicas. Parabéns aos idealizadores.
Obrigado, Fabio Augusto!!! 🙂