Texto de Eliana Malízia, publicado originalmente no portal Acelerada.com.br.

Seja de moto ou de carro, os cuidados para com a alimentação devem estar sempre presentes na rotina de quem gosta de pegar a estrada. Para a natural chef Mirna Ribeiro, independente do meio de transporte, a primeira preocupação de um viajante é a hidratação.

Conversamos com a Chef Mirna Ribeiro, falamos sobre a alimentação ideal de quem vai pegar a estrada…

Água e alimentos leves e nutritivos

“Muitas vezes durante as viagens acabamos negligenciando na ingestão de água; nem todos carregam uma garrafa de água condizente com o período da viagem”, fala Mirna. O ideal para a natural chef é levar uma grande quantidade de água para abastecer as garrafinhas menores na medida que for consumindo.

As dicas não são apenas ao condutor, mas também ao passageiro que muitas vezes está focado na viagem em apreciar a paisagem e acaba bebendo menos água. “A falta de água pode gerar cansaço, indisposição no fim da viagem porque o organismo não está funcionando adequadamente, afinal, somos 70% água”, recorda a natural chef.

“Uma dica bacana é levar uma garrafinha com água saborizada no primeiro dia ou chás. Desde modo você acabará ingerindo uma quantidade maior do que somente a água pura”, ela ressalta.

Já na parte de alimentação, é muito importante que os viajantes evitem refeições muito pesadas. “Dê preferência a alimentos leves, refrescantes, de fácil digestão, pois alimentos pesados acabam causando sonolência por dificultarem o processo digestivo, tornando-se perigoso ao condutor”, adverte Mirna.

Outro ponto é organizar e planejar a parte de alimentação de cada viagem. “Normalmente, planejamos mala e lembramos de pegar tudo o que usaremos no local para onde estamos indo, porém, nos esquecemos de preparar uma alimentação para ser consumida durante a viagem”, ela recorda.

Durante a viagem

“É importante levar algumas opções de lanches saudáveis, até mesmo para evitar ficar comendo na estrada. Nem sempre sabemos a procedência do alimento e algumas vezes acabamos tendo indigestão”, alerta Mirna que complementa “serem comuns casos de intoxicação alimentar”.

Então, o ideal é que você leve o máximo de alimento que puder para evitar as paradinhas nos postos e restaurantes onde se desconheça o processo do preparo dos alimentos. Como a maioria de nós, Mirna adora viajar e sempre carrega frutas em sua bagagem: É uma opção bacana e sempre mais fáceis de comer. Algumas sugestões são maçã, uva, banana… Você pode cortar a manga em cubos e leva-los num potinho e incrementar colocando algum cereal em cima, como aveia”.

Mirna também gosto de preparar sanduíches com salada, pasta de grão de bico. “São alimentos leves, você vai digerir bem e ainda são ricos nutricionalmente. Você vai se sentir nutrido e saciado, porque é o mais importante é você estar com vitalidade no corpo e a mente atenta, para que a viagem seja feita com segurança”, ela explica.

“Outra opção bem legal para você levar são as castanhas e nozes, que promovem saciedade, são ricas em fibras”, sugere a natural chef.

Quanto ao consumo de café para auxiliar o organismo a se manter acordado, Mirna faz um alerta: “O café faz bem, o café é ótimo, mas na quantidade certa. Uma dose de café, no máximo duas, durante o dia já é suficiente. Se você estiver bem hidratado, bem alimentado e descansado bem na noite anterior, certamente irá fazer uma viagem muito tranquila, muito serena e com disposição e vitalidade, que são os mais importantes”.

Mirna Ribeiro: Especialista em Alimentação e Hábitos de Vida Saudáveis, estuda e vivencia esse tema desde a infância. Formada pela primeira Escola de Saúde Integral do Brasil, a NOS Escola, a natural chef circula pelo País promovendo cursos, consultorias, palestras e vivências, inspirando pessoas na busca de um Estilo de Vida focado em Saúde, Vitalidade e Alegria.

Saiba mais em: www.mirnaribeiro.com.br
Mirna no Instagram: @mirnaribeiro_oficial
Mirna no Facebook: www.facebook.com/mirnaribeiro.gastronomiaintuitiva

Texto: Eliana Malízia.
Fonte: www.acelerada.com.br
Photo by Ash Goldsbrough on Unsplash

0

*