Mãos frias, motor quente.

O inverno chegou, e principalmente nas regiões ao sul do país o clima mais frio apresenta uma série de desafios únicos pra quem quer rodar de moto. No entanto, uma queda de temperatura não significa necessariamente que você tenha que parar de pilotar. Enquanto em climas mais quentes não existe a necessidade de se preocupar com estes detalhes, aqueles de nós que vivem em locais mais gelados tem que tomar alguns cuidados para continuar rodando.

1. Verifique seus pneus com maior frequência.

De acordo com cursos básicos de instrução para motociclistas, o ideal é que você verifique os pneus todas as vezes que pilotar. O simples fato é que nem todo mundo faz isso. Não estou aqui para julgá-lo sobre isso, mas direi que se você ainda não verificava a calibragem dos seus pneus antes de pilotar, andar no frio é um excelente motivo para adquirir o hábito.

A verificação da pressão dos pneus é uma necessidade absoluta em climas frios. Por quê? As reduções da temperatura ambiente também fazem o PSI dos pneus cair. A maioria das motos tem recomendações de PSI dianteiras e traseiras nas marcações nas laterais dos pneus. Esteja ciente de que alguns podem ter recomendações diferentes para quando você está andando sozinho ou carregando um monte de coisas ou com garupa, e calibre de acordo.

Se você não colocou pneus novos recentemente em sua moto, também deve aproveitar esta oportunidade para verificar as condições gerais de seus pneus. Desgaste excessivo da banda de rodagem, manchas planas ou rachaduras na borracha porque os pneus são antigos são todas as chaves extras que você não quer colocar em seu objetivo de uma viagem de inverno agradável e sem intercorrências. Se você descobrir alguma dessas coisas, faça um favor a si mesmo e coloque um pneu novo assim que puder.

2. Adicione camadas.

Você pode se sentir bem ao sair brevemente de shorts e chinelos quando há granizo no chão. Isso é muito diferente da sensação de que você terá ao andar com a mesma roupa em qualquer tipo de moto quando estiver frio. (PS: como alguém pilota de chinelo? Acreditem, eu já vi isso pessoalmente.)

Se você faz da pilotagem no frio um hábito, você descobrirá com o tempo e por tentativa e erro o que prefere usar. Talvez você seja um pescador, ou um campista, ou usa roupas térmicas por outras razões que não seja a de andar de moto. Se for o seu caso, então você está com sorte, porque você já sabe como essas peças podem deixá-lo aquecido. Boas notícias: elas também são ótimos para andar de moto. Além disso, eles geralmente podem ser embalados, então se está frio pela manhã, mas aquece no final do dia, eles são extremamente fáceis de guardar.

3. Considere investir em equipamento aquecido.

Palavras não podem expressar a diferença que investir em luvas aquecidas e um forro de jaqueta aquecido fez para mim. Certa vez, eu costumava viajar cerca de 160 quilômetros todos os dias – e esses itens mudaram completamente minha vida de piloto no frio. Se a sua moto tiver proteção contra o vento suficiente, você poderá descobrir que sua metade inferior fica perfeitamente confortável sem muito aquecimento. Se não, é por isso que existem calças e meias térmicas.

Algumas podem até mesmo ser conectadas à bateria da sua moto(embora você queira ter certeza de que sua moto consiga lidar com isso primeiro). Faça pesquisas, converse com outros pilotos e tente coisas que puder para ver a melhor solução pra você. Não é barato, mas um bom equipamento aquecido pode durar anos. Tenho alguns com mais de 10 anos e ainda funcionam muito bem. Tive que substituir um controlador de calor uma vez (os cabos ficaram quebradiços devido a anos de mudanças de temperatura e exposição ao sol), mas é isso.

4. Seja paciente com seus pneus

Lembre-se, se você está com frio, eles também estão. Isso não significa que você necessariamente tenha que trazê-los para dentro (embora se você quiser que sua moto tenha um lugar na mesa da cozinha, certamente não iremos julgar). O que isso significa, no entanto, é que eles levarão algum tempo para se aquecer até as temperaturas operacionais ideais. O que isso significa para você? Vá com calma e não seja superagressivo, porque mesmo um composto de pneu macio não salvará você se estiver muito frio para fazer a sua mágica. Relaxe (sem trocadilhos) e apenas divirta-se com o fato de que você está fora e a maioria dos outros motociclistas não.

5. Fique de olho no clima ainda mais do que o normal

Não há nada como uma geada surpresa para arruinar seus planos de pilotagem. Se você tiver o hábito de verificar o clima na noite anterior e também um pouco antes de rodar, terá mais chances de estar preparado. Obviamente, ninguém pode estar 100 por cento preparado o tempo todo, mas acertar 90 por cento das vezes é um bom presságio para a satisfação de pilotar do que 50-50, certo? Alguns dias apresentarão condições nas quais você provavelmente vai preferir não sair de casa, como a chuva congelante por exemplo. Definitivamente, os meteorologistas nem sempre estão certos, mas podem dar uma expectativa razoável para que você possa planejar de acordo.

O principal é que você volte em segurança pra casa e possa ter muitos anos para contar os passeios e viagens naquele clima gelado.

0