A regra número 1 antes de pegar na estrada é garantir uma viagem segura. E, para isso, existem alguns fatores que precisam ser analisados para que você se certifique de que a sua moto está nas melhores condições para um passeio. Não importa se ela está estacionada por semanas ou algumas horas. Depois de planejar o roteiro, é essencial verificar o estado do veículo e pesquisar áreas que podem se tornar um problema no meio do caminho.

A inspeção da moto antes da viagem é fundamental para evitar dores de cabeça no passeio e até acidentes. E, para ajudar você, preparamos um passo a passo para fazer uma inspeção da moto pré e pós viagem. Let’s ride!

Comece com uma voltinha em torno da sua moto

O primeiro passo antes de começar a inspeção é dar uma simples volta em torno da sua moto. Isso pode ajudar você a identificar os primeiros problemas. Dê uma volta no sentido horário, começando pelo descanso lateral. Mais do que olhar, também passe as mãos para verificar se as peças estão no lugar e o alinhamento parece perfeito. Esse procedimento é bem simples, mas já te ajuda a verificar se existem peças fora do lugar, vazamentos e qual é o estado geral da sua moto.
Uma inspeção de moto pré-viagem é algo mais simples do que você imagina e pode evitar uma série de problemas durante o percurso.  

Separe a inspeção de moto por categorias

Antes de começar a inspeção de moto, separe as categorias e cada peça/engrenagem que você vai precisar analisar. Abaixo fizemos uma lista que você pode imprimir depois e até usar como checklist:
·   Pneus e rodas: pressão de ar, raios, aros, vedações, freios, pastilhas de freio, função de freio
·  Controles: alavancas, pedais, cabos, acelerador, mangueiras, espelhos
·  Elétrica e luzes: bateria, farol, piscas, buzina, interruptores, fiação
·  Fluidos: combustível, níveis de óleo do motor, fluido de freio hidráulico, líquido de arrefecimento.
·  Chassi: quadro de corrente (comando final), suspensão, parafusos e fixadores.

Inspeção Pré-Passeio

Depois de separar as categorias, seguem os pontos que precisam ser avaliados com mais atenção.

  1.   Piso lateral e central: ele precisa estar firme no lugar e operando sem problemas. Caso ele se solte durante uma viagem, isso pode representar perigo na estrada.
     
  2.   Alavanca de deslocamento e pino do pé esquerdo (função, parafusos, fixadores e corrente de acionamento): verificar se está solto ou apertado e se está suficientemente lubrificado.
     
  3.   Parafusos de carenagem do lado esquerdo: se não for aplicável, verifique se no motor existem vazamentos visíveis de óleo, parafusos soltos, cabos elétricos etc.
     
  4.   Garfos dianteiros, pneu dianteiro e válvula, aro, pinça de freio e discos: verifique a existência de infiltrações de óleo ao redor das vedações dos garfos; verifique se há pregos ou itens embutidos na banda de rodagem dos pneus; verifique a profundidade/desgaste da banda de rodagem dos pneus; verifique a pressão dos pneus; procure danos no aro ou raios soltos se aplicável; procure vazamentos de fluido na pinça de freio; inspecione o disco de freio para verificar se há manchas/dobras ou desgaste irregular.
     
  5.   Alavanca da embreagem, alavanca do freio, interruptores, cabos e acelerador:  verifique o desgaste do cabo da embreagem e se o seu funcionamento se mantém suave. Avalie se a alavanca de freio e se o sistema de freio dianteiro está funcionando. Verifique os níveis de fluido de freio, tanto dianteiro quanto traseiro. Torça o acelerador para ver se existe um bom movimento de mola para trás. Verifique se o interruptor de parada do motor funciona bem.
     
  6.   Operação do pedal do freio traseiro, pino do pé direito, nível do óleo: verifique se existem vazamentos (aqui é mais fácil ver se o óleo do motor vazou com a moto mais inclinada para a esquerda em seu suporte lateral). Observe os fixadores, cabos etc.
     
  7.   Pneu traseiro, freios/paletes, disco, suspensão, assento, porta placas: igual ao item 4 desta lista. Mas, também verifique a mola da suspensão no lugar dos garfos. Certifique-se de que o assento esteja bem fixado, assim como a placa. Verifique todos os fixadores.
     
  8.   Luzes, sinais, buzina: Ligue a ignição, verifique buzina, luzes, sinais e luz de cauda/travão. Aperte o pedal de freio traseiro e verifique a iluminação da luz de freio. Repita esse procedimento puxando a alavanca de freio dianteira. Verificar feixe alto.
     
  9.   Combustível e espelhos retrovisores: certifique-se de que possui combustível o suficiente e se não há vazamentos. Mexa os espelhos retrovisores e posicione da maneira certa.

Inspeção pós-passeio

A inspeção da moto é um procedimento importante que deve ser feito antes e depois de cada viagem. Por isso, ao estacionar sua moto, o ideal é realizar mais algumas tarefas para evitar riscos na estrada e manter a manutenção em dia.

Ao desligar a moto, dê sempre aquela voltinha para ver se as peças estão todas no lugar, não existe nada vazando e se o estado geral da moto é bom.

Enquanto o motor ainda está aquecido, aproveite para lubrificar a corrente de transmissão. Se, por acaso, você pegou chuva na estrada, esse procedimento não deve ser esquecido.

A corrente deve ser sempre engraxada enquanto a moto estiver quente, permitindo que os óleos lubrificantes permaneçam pegajosos e penetrem na peça. Quando esse procedimento é feito a frio, as gotas de óleo acabam enrijecendo e voando da moto na sua próxima viagem. E isso, além de tornar a lubrificação ineficiente, acaba engolindo a parede lateral do pneu. Depois de lubrificar a corrente, verifique a tensão da peça mais uma vez.

Por fim, uma ducha na moto depois da estrada cai muito bem. Lavar a moto depois de viajar ajuda a verificar se ficaram alguns parafusos soltos e contribui para checar o estado dos fixadores, carenagens, vazamentos ou peças quebradas.

Viajar de moto é uma das melhores coisas da vida. Mas para garantir o rolê perfeito, é preciso ter esses cuidados antes e depois de pegar a estrada. Para curtir mais e evitar gastos excessivos com a manutenção, a inspeção da moto no pré e pós viagem são essenciais.

O resto você já sabe: let’s go, let’s ride!

Pensando em pegar a estrada com sua moto? Veja nossas dicas para escolher o modelo de capacete perfeito! 

0